quarta-feira, 19 de junho de 2013

Crianças especiais e Musicalização

Estamos trabalhando com crianças portadoras de necessidades especiais já faz um bom tempo,o que nos levou a descobrir várias particularidades individuais de acordo com a característica de cada um..Mas uma coisa é certa, praticamente todas elas tem um alto poder de memória visual não armazenadora é aí, que entramos com várias técnicas para que essa memória seja armazenada no cérebro.Você já percebeu que essas pessoas adoram música,dança e, principalmente "inventar"histórias quase lúdicas. Então aproveitando esse verdadeiro e natural "RECURSO",torna-se acessível para nós trabalharmos pedagogicamente com essas pessoas especiais.E aprender um instrumento torna-se prazeroso a elas,veja bem,um teclado tem teclas preta e brancas, mas se você as demarcar ludicamente eles vão gravar as notas facilmente, por exemplo:Vamos ensinar qual é a tecla DÓ(C),essa tecla fica bem pertinho de duas teclas pretinhas,se cantarmos algo tipo "Ela está bem pertinho das teclinhas amiguinhas", elas gravam sua localização e não esquecem mais retendo o aprendizado.Isso é apenas um mero exemplo de uma das centenas de técnicas que desenvolvemos junto a especialistas de cada área afim.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Ler partituras - Exemplos

Olá pessoal, como falamos, vamos mostrar mais uns exemplos das notações da partitura, relembrando na ordem: A figura semi-breve vem primeiro depois abaixo dela vem mínima, depois a semínima, colcheia etc...Vamos supor que escolhemos a semínima, então ela vale UM, a que vier abaixo vai valer a metade ou seja ,uma vai valendo a metade da anterior ( um real,cinquenta,vinte cinco etc..) e acima da figura escolhida será o contrário vai dobrando ( um real,dois, quatro etc..),veja no esquema gráfico você observa que são várias figuras diferentes para serem preenchidas em três tempos, três por um, indica que queremos três tempos com a figura um (semibreve), três por dois três tempos com afigura mínima etc !


terça-feira, 11 de junho de 2013

Em breve..


Dicas de Guitarra ( Escalas) Continuação!

Então,vamos mostrar as principais escalas dos modos gregos,para heavy metal hoje mostraremos a escala menor EÓLIA natural que no caso é o sexto modo.note que no diagrama a tônica é F#,que é exatamente a fundamental,(traste 2 na corda E,de baixo,e também uma oitava acima no traste 14) estaserá a tônica de backing track.



 O efeito é fantástico,desde que voce improvise dentro da escala ai você pode criar a vontade, depois falaremos de como entender a base para todos as escalas,pois isto será importante no campo da improvisação.Abraços.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Teoria Musical: Ler Partitura (Continuação I)

Falamos das notas e das pausas,mostramos seus nomes e seus números (lembre-se que é igualzinho a chamada escolar todos tem o nome e seu número), agora vem o mais gostoso e fácil, aquelas linhas que vemos nos cadernos de escrever música chamam-se pauta a gente vê cinco linhas e lógico quatro espaço. As notas serão escritas ali em cima da linha ou nos espaços (vermos isso mais adiante por enquanto esqueça - rsrs). Lembra das claves?! Até falei que por enquanto vamos estudar apenas a clave de sol que se parece com um "&". Então logo veremos uns números um é o numerador (número de cima), o outro debaixo é o denominador, fritando: um número em cima e outro embaixo (mais fácil né), ai que está o pulo do gato, o número de cima vai indicar quantos tempos terá cada compasso pois a pauta para ser escrita tem que ser divida em pedaços e o número debaixo vai nos mostrar que nota teremos que colocar (lembra dos nomes e números da chamada?!), pois vamos supor o número de cima é dois e o debaixo é quatro isso está nos dizendo que queremos DOIS TEMPOS, preenchidos com a FIGURA QUATRO (semínima) que é aquela toda pretinha com a haste.Veja na gravura, note que em cada espaço temos duas notas pois são dois tempos agora que vem o PULO DO GATO número II, qualquer figura vale apenas UM pode ser qualquer uma dentro do compasso seu valor será "1",por isso temos duas semínima em cada pedaço de compasso. Na próxima mataremos a charada de vez...gostaram? Dê um O.K. na página. tchau. Não esqueçam de comentar, até a próxima! Hasta Luego!

terça-feira, 4 de junho de 2013

Dicas de Guitarra : Metal PESADO !

Vamos dar início as aulas de guitarra pesada HEAVY-METAL,vamos estudar as famosas escalas que caracterizam cada estilo,pois, temos várias delas como iônico, dórico, frígio, lídio, mixolídio, eólio e lócrio.. Rapaziada preparem-se, pois o bicho vai pegar !!



Teoria Musical - Continuação

Olá como vai? Vamos dar mais andadinha? Então vocês viram que as notas tem um nome e um número, mole não é?! Vocês estão vendo que do lado das figuras tem outros símbolos também não é mesmo?! São as pausas ou valores de "silêncio", cada figura tem a sua pausa, por exemplo, a figura "1" (semibreve), aquela bolinha, sua pausa lembra um chapelzinho (de gaúcho) com a boca virada para cima, a mínima (bolinha ainda vazia mas com uma haste) também é um chapelzinho porém de boca para baixo, a semínima agora já começa as bolinhas cheias ou pretinhas) com haste (toda preta), tem sua pausa em forma do número "3", porém com a mecha do pica-pau. A colcheia toda preta como a semínima porém com uma bandeirinha tem sua pausa em forma de um pino com uma bandeirinha também. A semi-colcheia é a mesma também mas com duas bandeirinhas, e sua pausa o pino com duas também, a fusa com três bandeiras, o pino dela também, a semifusa com quatro bandeiras e sua pausa também. Mole, mole, mole, viram?! A próxima aula vamos começar a divisão.
Até lá! Hasta Luegooo!



segunda-feira, 3 de junho de 2013

Dicas de Teclado - Continuação !

Então vocês viram como é fácil formar os acordes?! Não se pode confundir teclas(1-5-8) com as tríades do campo harmônico que é a tônica (1), a terça (3),e a quinta dominante (5), que são as notas básicas na formação dos acordes naturais, mas você deve treinar para dominar a prática entendeu?! Qualquer dúvida estamos a disposição. 

Hasta Luego!



domingo, 2 de junho de 2013

Aprender todos os acordes do teclado em um minuto?! É possível

Olá não somos mágicos, mas essa aula, pode ser considerada uma dessas mágicas incríveis, pois qualquer um hoje vai fazer qualquer acorde no teclado. Curioso né?! Então vamos lá!
Simples, coloque o polegar digamos na tecla DÓ (C) , (deixe ele na tecla), em seguida, contando com esse dedo (polegar), conte cinco teclas vai dar na tecla MI (E), depois (deixando os dedos já colocados), conte mais três teclas,você estará na tecla SOL (G), agora está formado um acorde maior (tríade maior), viu como é fácil e não é mágica, e para formar um acorde então ficou assim em resumo a contagem é: 1-5-8 ou seja, tecla escolhida (1), o outro dedo na tecla (5), e o outro na tecla (8) pronto, e para acordes menores é só trocar o (5) pela tecla (4), agora chicos y chicas, vocês podem dizer "SEI FAZER QUALQUER ACORDE NO TECLADO", pratique e lembre-se qualquer dúvida entre em contato. Abraços.


 

sábado, 1 de junho de 2013

Teoria Musical - Ler Partitura (Continuação )

Então, vamos continuar?! Vamos falar apenas da clave de sol, a clave indicará geograficamente as notas na pauta. Para isso uma coisa de fundamental importância, os nomes das notas. Tenho um macete que vai nos colocar dois anos adiante, para isso vou dar um exemplo: Lembra de quando você estudava na escola? Lá os professores sempre faziam a chamada, não é mesmo?! Então alguns nos chamavam pelo nosso nome tipo assim José da Silva, José Maria,etc... para não misturar todos nós também tínhamos um NÚMERO não era?! As notas são a mesma coisa, a primeira nota é chamada semibreve e o seu número é ¨1¨, depois vem a mínima, cujo número é ¨2¨, depois a semínima, que tem o número¨4¨, a colcheia que é o próximo aluno tem número ¨8¨, a semicolcheia (uma aluna) tem número ¨16¨, a fusa (outra aluna) tem número ¨32¨, a semi fusa (devem ser irmãs) tem número ¨64¨, e assim, a sala está completa.

PS:como seria bom se em sala de aula fosse assim tão pouco alunos para serem trabalhados, rsrs! Abraços depois tem mais!

 

A viola | COMO TOCAR VIOLA (aula 1)