ESTE É "FUNDAMENTO" PRINCIPAL DA LINGUAGEM MUSICAL O CAMPO-HARMÔNICO (C-H)...
Noção de Campo Harmônico
Campo Harmônico nada mais é do que todos os acordes possíveis de serem construídos a partir das notas de uma determinada escala.
Como já vimos os acordes (tríades e tétrades) são formados por saltos de terça.
A sobreposição destas terças gera as notas que formam desde o acorde mais básico ao mais complexo.
Vamos harmonizar a escala de Dó maior, por exemplo:
C D E F G A B C
Esta escala tem uma série de tons e semitons que separam suas notas.
Esta escala possui 7 notas. Se pensarmos um pouco, deduziremos que cada uma dessas notas podem servir de Tônica para um novo acorde desta escala. Em outras palavras, de cada nota da escala maior ira sair um acorde.
Então teoricamente teremos um acorde saindo de C outro de D outro de E, e assim por diante...Resta saber que acorde que é esse. Para isso iremos usar os intervalos para classificar os acordes.
C D E F G A B C
Pegando o C como tônica temos E como sendo sua terça direta, G como sendo a terça da nota E e B como sendo a terça da nota G (Como já vimos uma terça maior corresponde à distancia de 2 tons, e uma terça menor corresponde à distancia de 1 tom e meio)
Obtemos isso: C E G (B)
Percebemos então que se Dó é a tônica Mi é uma terça maior e o Sol é a quinta justa do Dó. O Si é uma sétima maior de Dó (O Si esta entre parênteses, pois o acorde sem ele é uma tríade, com ele é um acorde de sétima ou tétrade). Então constatamos que o acorde que sai da primeira nota é um acorde maior (C7M). Ai vem a pergunta: E isso só vale pra Dó? Não...pois como todas as escalas maiores são geradas a partir da mesma formula (T-T-ST-T-T-T-ST) as distancias entre as notas sempre serão as mesmas.
Exemplo em A maior
T T ST T T T ST
A B C# D E F# G# = A C# E G#
T T ST T T T ST
C D E F G A B = C E G B
Continuando a idéia de obter os acordes a partir de cada nota da escala iremos obter as seguintes notas para cada tônica.
Escala de C: C D E F G A B C
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário