terça-feira, 12 de julho de 2016

SEM ESSE INSTRUMENTO A MODA NÃO É SERTANEJA.....VAMOS APRENDER SANFONA...FÁCIL...FÁCIL...


10 – Os baixos da sanfona

Essa é a parte mais temida pelos estudantes de sanfona. Antes de conhecê-los, todos nós trememos, pensando em como é difícil manusear aqueles botões. Não se assustem com o que vou dizer: no início, é difícil pra caramba, mesmo. O consolo, eu posso garantir, é que vamos conseguir, aos poucos, descobrir todos os mistérios. Para começar, eu apresento na imagem abaixo o desenho dos botões de uma sanfona.


A disposição dos botões em colunas facilita a identificação das notas e de suas funções na execução das melodias.  Vamos esquematizar essa disposição a partir da coluna da esquerda.


Na aula anterior, estudamos a formação dos acordes e vimos que um acorde maior é formado por três notas (tríade),  que são as notas dos graus  I – III – V. Considerando a escala de Dó maior essas notas são C – E – G.
Vimos também que o primeiro grau é a nota fundamental.
Agora, analisemos a tabela anterior para a escala de Dó maior. Vejam a figura a seguir.


1 - A primeira coluna é a do contrabaixo, que é a nota do grau III da escala – E
2 - A segunda coluna é a da nota fundamental, que é a nota do I grau da escala – C.
Para localizar o botão da nota C ele está localizado no centro do quadro de botões e tem um chanfro (alguma marca, geralmente um afundamento da sua área central).
3 - A terceira coluna é a do acorde maior, formado pela tríade C – E – G.  Isso quer dizer que quando o tocador digitar esse botão o acordeom emitirá as três notas juntas. Está ficando fácil?
4 - A quarta coluna é a do acorde menor, formado pela tríade C – Eb – G.  A mesma explicação do item anterior.
5 – A quinta coluna é a do acorde com a sétima menor.
6 – A sexta coluna é a do acorde diminuto.
Não vamos estudar, por enquanto, os acordes de sétima menor e do diminuto. Vamos fazer vários exercícios usando as colunas 2, 3 e 4, ou seja: a fundamental, o acorde maior e o acorde menor (C – M – m).
Observem também o quadro geral dos baixos e vejam que há uma delimitação formando uma seção dos botões. O acordeom de 80 baixos não tem os botões externos. Outra observação é que os outros botões,  aqueles sem  nenhuma indicação,  tem as mesmas funções da linha de Dó maior.

O acompanhamento na clave de Fá

 As notas na clave de Fá já nos foram apresentadas. Devemos memorizá-las o quanto antes, porque para acompanharmos o solo do teclado com os baixos teremos que tocar as notas indicadas nessa clave. Para fixar: o solo do teclado será tocado com as notas da clave de Sol e o acompanhamento será tocado com as notas da clave de Fá. Vamos examinar a clave de Fá na seguinte figura:


Por convenção internacional, o acompanhamento dos baixos, representado na clave de Fá, obedece a repetição das notas na clave. Isto é: toca-se o baixo fundamental  (C) com o dedo 4 e o acorde (M) com o dedo 3, repetindo-se a nota na pauta. Vejam que, nos cinco compassos, as notas Dó, Sol e Fá são repetidas nos acordes (M).
Por enquanto, fiquemos nessa breve aula.
Devemos todos estudar bem o que ficou explicado porque vamos realizar vários exercícios antes de tocarmos uma pequena valsa. 

Nenhum comentário: